Menu Blog

A dieta low carb é uma das mais utilizadas, atualmente, por quem deseja emagrecer rápido. Algumas das suas características são a diminuição do consumo de carboidratos e uma importante mudança de hábito na alimentação: fazer refeições respeitando a sensação de fome, sem considerar horários específicos.

 

Trata-se, como a sigla em inglês sugere, de uma dieta restritiva em relação aos carboidratos. Isso quer dizer que o consumo de alimentos como pães, massas e doces deve ser reduzido. Para manter o equilíbrio, deve-se comer mais proteínas e gorduras boas, além de algumas verduras e legumes.

 

O principal atrativo da low carb é o emagrecimento rápido e também saudável. Além de proporcionar a perda de peso, essa dieta também pode trazer melhorias significativas em alguns problemas de saúde, como diabetes, gordura no fígado e pressão alta.

 

Outra característica dessa dieta é o consumo de carboidratos com baixo índice glicêmico. Isso significa que a glicose utilizada para o corpo obter energia é obtida em menor quantidade, evitando o excesso de glicose no corpo em forma de gordura.

 

Alimentos permitidos e proibidos na dieta low carb

 

Quando iniciamos uma mudança alimentar , podem surgir algumas dúvidas. Quais alimentos são permitidos? Quais as melhores formas de substituir as fontes nutritivas? É possível continuar comendo aquele pãozinho fresco de manhã?

 

Vale ressaltar que fazer dieta low carb não significa parar de comer carboidratos. Alimentos que contêm carboidratos são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Dessa forma, o ideal é manter um consumo moderado, suficiente para contribuir com a perda de peso e a saúde.

 

Para montar as refeições, basta saber quais alimentos são opções melhores para o seu prato. Veja alguns dos mais recomendados em uma dieta low carb:

 

 

Nem todos os legumes e verduras são alimentos low carb. Batata, abóbora e frutas muito doces devem ser evitados ou consumidos com moderação e menos frequência.

 

Quem deseja aliar a dieta low carb com treinos, recomenda-se algum complemento proteico, como Whey Protein. Uma boa opção é o HIIT Whey, que além de oferecer uma complementação alimentar, possui diversos sabores, como Caramel Chocolate e Canadian Vanilla.

 

Alimentos que devem ser evitados na dieta low carb

 

A maioria das alimentos processados não devem ser consumidos em uma dieta low carb. Isso também é válido para pães e massas, que mesmo sendo mais saudáveis, possuem um índice glicêmico alto. Além deles, devem ser evitados:

 

 

É muito comum ouvir que o consumo de gordura é liberado em uma dieta low carb. Também é necessário ficar atento aos tipos de gordura consumidos. Apesar da dieta tratar com mais flexibilidade tais alimentos, produtos com gorduras trans devem ser evitados, assim como o excesso de carnes vermelhas, frutas e grãos, como feijão e lentilha.

 

Gostou de conhecer mais sobre low carb? Siga a YourBest no Instagram e confira outras novidades para o seu corpo e a sua saúde.

Gostou do post? Compartilhe

Leia também

Carregando Ambiente Seguro