Menu Blog

No processo de emagrecimento, algumas pessoas podem acabar passando pelo efeito sanfona. Isso ocorre porque, na maioria dos casos, em vez de adotarem a reeducação alimentar como base, essas pessoas optam por dietas restritivas. Esse tipo de dieta funciona temporariamente e, assim que termina, o corpo volta a ganhar peso, causando o efeito sanfona.

 

Mas o que é o efeito sanfona?

 

Nada mais é do que alcançar um resultado, emagrecer e, pouco tempo depois, recuperar o peso perdido e, em alguns casos, ganhando alguns quilinhos extras. Quando você faz uma dieta muito restritiva e começa a perder peso, seu corpo se sente ameaçado.

 

Entendendo que há “algo de errado”, seu organismo diminui a velocidade do metabolismo para gastar menos de energia. Com isso, o corpo passa a queimar menos calorias e a economizar energia. Quando a dieta restritiva acaba, o organismo sente que precisa acumular mais energia dos alimentos, recuperando o peso anterior rapidamente.

 

Como funciona a reeducação alimentar

 

A reeducação alimentar é o meio mais simples para alcançar o emagrecimento de forma definitiva. Não é fácil! Será necessário foco e muita disposição para abandonar os maus hábitos em relação a alimentação, mas os resultados compensam o esforço.

 

Ao contrário das dietas restritivas, a reeducação alimentar ajuda a perder gordura e não massa muscular e líquidos.

 

A reeducação alimentar funciona reorientando o modo, a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos, priorizando nutrientes e propriedades nutricionais fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Dessa forma, você tem um corpo mais saudável, previne doenças e, consequentemente, perde gordura e emagrece.

 

Para que os resultados sejam realmente efetivos e duradouros, é essencial buscar um acompanhamento especializado. Somente um profissional de nutrição saberá como montar um cardápio de acordo com a sua rotina e necessidades nutricionais.

 

Dicas para acabar com o efeito sanfona

 

Como visto, a chave para acabar com o efeito sanfona está na reeducação alimentar. Mas melhorar a alimentação é apenas o primeiro passo para conquistar o corpo dos sonhos.

 

Veja a seguir algumas dicas para se livrar do efeito sanfona:

 

 

 

 

 

 

Conheça a linha de Whey Protein da YourBest e descubra como potencializar os resultados da sua dieta e exercícios.

Gostou do post? Compartilhe

Leia também

Carregando Ambiente Seguro